segunda-feira, março 26, 2007

II Olimpo - Sem "Fuxicos" Nem "Mexericos"

Muito se tem falado acerca da vitória da DAMASTUNA no Festival organizado pelas Musas d'el Castel... por aqui, por ali, quase sempre com comentários anónimos...
Por isso a DAMASTUNA vem, aberta e assumidamente, dizer de sua justiça!
Claro que é estranho uma Tuna ganhar quase tudo e ser outra a escolhida para Melhor Tuna, não temos nenhum pudor em admiti-lo, uma vez que é evidente.
Mas, felizmente para a DAMASTUNA, ganhar um Festival não é uma coisa estranha ou surpreendente, pelo que, agiu como sempre o fez... com dignidade e alegria!
Não nos interessa saber se os envelopes foram trocados ou se o júri se enganou... porque se alguma coisa estranha ao Festival aconteceu, não dependeu certamente de nós!
O que dependeu de nós, foi a boa figura que fizemos em cima de palco, a mesma que já nos trouxe dezenas de prémios para casa, nos nossos apenas 7 aninhos de existência!
O resto do Festival, foi a história do costume: FESTA E ALEGRIA!!! Como é nosso apanágio ;)

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta é a minha Tuna... Cheia de Alegria, cheia de boa disposição, sem tempo nem paciência para tricas e coisas menos sérias. Para nós é tudo como manda a tradição, preto no branco.

Quem nos conheçe sabe de que matéria somos feitas, deste amor incondicional que nos une.

Uma vez alguém disse, que " Quando estão em palco, sente-se a vossa amizade, pois emanam uma Luz Especial", não sei se as palavras foram exactamente estas, mas se não foi foi parecido.

Porque afinal ser-se Dama, Donzela ou Aia e porque não debutante.... é viver este "sonho que se agita, que ninguém fará morrer"
Amo cada uma de vós, são o meu ar, a minha água... E é com muito orgulho que hoje sou Dama, que fui Donzela, Aia e especialmente debutante!
Aqui não se aprende só a tocar um instrumento, a beber uns copos... Aqui aprende-se a ser mais e a ser melhor... a ser-se uma Pessoa...

"E é amar-te, assim, perdidamente...
e é seres alma, e sangue, e vida em mim
e dizê-lo cantando a toda a gente!"

Aquele abraço

27/3/07 12:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho bem que exista Festa e Alegria no seio da Tuna e por onde Ela passar...mas também penso que deveria existir Modestia e Humildade...

27/3/07 3:22 da tarde  
Blogger Carla Lopes said...

A Damastuna insiste que não gosta de "mexericos" e por isso apenas se preocupará com comentários assinados!
Acrescentamos só que... em nenhuma frase nos arrogamos de ser melhores que ninguém... apenas nos orgulhamos de quem somos! Por isso duvido que sejamos arrogantes...

27/3/07 5:56 da tarde  
Blogger Unknown said...

Caros e caras "anonymous" deste país:
Como é apanágio desta Tuna, da qual muito me orgulho sem qualquer pingo de modéstia ou humildade, foi redigido um post especialmente dedicado à resolução da questão denominada "II Olimpo", que tanta celeuma tem criado.
Parece-me bastante claro, para não lhe chamar óbvio, que o simples facto de tal post existir é já prova evidente da modéstia e humildade características desta Tuna, uma vez que o mesmo não foi mais do que uma tentativa de resolução dessa mesma questão, ou seja, se nós não estivessemos empenhadas em "ouvir" modesta e humildemente as opiniões de todos os que as desejarem expressar, não o tinhamos escrito!!!
Não me parece falta de humildade ou de modéstia dizer que costumamos ganhar Festivais, muito menos no nosso próprio blog, pois basta uma rápida consulta do mesmo, feita por qualquer anónimo ou conhecido, para verificar da veracidade desse facto.
Daí que o facto de aqui deixarem mensagens ofensivas do carácter dos membros desta Mui Nobre Tuna é, como se diz na gíria, um grande esticanço! Sou veemente e algo agressiva nestas últimas palavras pois não posso admitir ataques anónimos deste género.
O anonimato dos mesmos legitima-me a concluir que só poderão ter sido "proferidos" por alguém que não nos conhece e que connosco nunca terá privado.
Só mais um apontamento a título de conselho... qualquer Tuno que não considere a sua Tuna como a Melhor do Mundo, é melhor pensar em mudar de Tuna ou deixar a vida académica.
Assumidamente Janinha

28/3/07 11:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Falei apenas em Modestia e Humildade, nao em Arrogancia...caracteristica essa que figura apenas em alguns dos membros da Tuna, e nao à Tuna no geral...

28/3/07 12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro(a) anônimo(a),
Tal como já foi dito anteriormente em nenhum ponto do post se encontra um pingo de falta de modéstia, pois poderá facilmente confirmar que não nos é estranho ganhar prémios em festivais. Aliás, é com muito orgulho que digo que não me recordo de ter vindo para casa de nenhum festival sem trazer prémios na bagagem, fossem eles de tuna mais tuna, melhor tuna, melhor instrumental etc pois todos são vividos com a mesma alegria. Não concorremos a festivais pelo prazer de ganhar mas sim para demonstrar tudo o que vivemos intensamente, seja no café de guitarra na mão, seja em cima de palco: a alegria que nos une e nos torna na Damastuna "Cultus Regius".
Como refere no seu último post "Falei apenas em Modestia e Humildade, nao em Arrogancia...caracteristica essa que figura apenas em alguns dos membros da Tuna, e nao à Tuna no geral...", somos uma tuna mas acima de tudo somos pessoas com personalidades diferentes, o que nos faz ter características diferentes aos olhos de cada pessoa que nos conhece: podemos ser feia para uma pessoa mas sermos a mais linda para outra. Com isto, quero salientar o facto de nem todas as opiniões sobre as nossas características enquanto pessoas poderem ser erróneas e mais uma vez, constatar: este blog pertence a damastuna "cultus regius" e não a um ou outro elemento da tuna.
Atenciosamente,
Clara Silva "Gema"
Aia da Damastuna "Cultus Regius"

28/3/07 11:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De que adianta dizerem que: "em nenhum ponto do post se encontra um pingo de falta de modéstia", se logo de seguida dizem: "pois poderá facilmente confirmar que não nos é estranho ganhar prémios em festivais". Hmmmm...falta de coerência?!

29/3/07 1:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anonymous....só para ti, sejas lá tu quem fores

CRESCE E APARECE, A DAMASTUNA JA NAO TEM IDADE NEM PACIENCIA PARA ATURAR BIRRINHAS...

e sim...podes-me chamar de arrogante, que eu gosto!!!!

29/3/07 9:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não.. constatação da realidade. Já viste o nosso blog? ;)
Gema

29/3/07 9:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem não vos conhecer que vos compre!!! :D

29/3/07 9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DOR DE CORNO É F*****

Quantos foram?

29/3/07 9:37 da manhã  
Blogger V. said...

Ser tuno é respeitar as diferenças entre os demais e as demais tunas...
Ser tuno é reconhecer as nossas qualidades e aprefeiçoá-las...
Ser tuno é dar o nosso melhor por um sonho que se tornou real...
Ser tuno é ser capaz de olhar os nossos companheiros(as) de tuna e ver neles(as) a nossa família...
Ser tuno é dar tudo o que de bom temos para atingirmos o máximo que conseguimos, sem atropelar os outros...
Ser tuno é ser capaz de pegar no nosso instrumento e tocá-lo com o sentimento de amor que nos liga à nossa tuna...

Um dia eu fui tuno desta muy nobre tuna!
Um dia eu trouxe a minha tuna à terra onde nasci!
Um dia eu escolhi a tuna para ser a minha família...
E todos os dias em que estive em tuna, todos os dias em que estive no seio da "minha" tuna, que é de todos e que não é nada minha, senti-me em casa, amada, querida... Foi por ela e pelo sentimento que une cada dama, donzela, aia e, até, debutante a esta tuna que eu me mantive viva!

Não acho que sejamos arrogantes, antipáticas, etc etc etc... Simplesmente acho que, em tuna, somos um só, apesar de sermos 25! Em tuna, existe somente a tuna! Em tuna, entregamo-nos totalmente... Não olhamos para aquilo que nos rodeia... Nós, em tuna, simplesmente, queremos tocar e divertirmo-nos juntas... e olha, não é que encantamos por onde passamos?! É verdade! Não vamos em busca dos prémios por querermos ser melhor do que as outras tunas... Os prémios vêm até nós e, claro, aceitamo-los de bom grado e com muito orgulho, porque é o "espírito tunante" que nos une que desejamos sempre transmitir...

Nós apenas somos em palco o que somos fora dele!

29/3/07 9:59 da manhã  
Blogger V. said...

Um beijinho a todas as minhas companheiras de estrada que me acompanharam nos melhores anos da minha vida!

Vossa sempre "Açoreana"

Nota: Sejam sempre vocês, pois é assim que vos adoro, é assim a Damastuna que ajudei a fundar!

"Um sonho que ninguém fará morrer!"

29/3/07 10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estao a levar muito a peito todos os meus "rasgos de expressao"...vamos lá acalmar Damas, Aias, Donzelas e por ai a fora...

29/3/07 11:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me incrível, que certas pessoas aproveitem a anonimidade para fazerem valer a sua opinião rasca.
Parece-me ainda mais incrível que certas pessoas, através dos chamados “rasgos de expressão” incógnitos se façam valer de opiniões desajeitadas e infundadas, sem sequer se terem dado ao conhecimento e tão pouco ao conhecimento aprofundado dos membros da Damastuna.
Cada tuna é feita de pessoas, indivíduos, que na sua individualidade fazem emanar feitios, carácter e atitudes próprios de cada ser humano….
Ninguém é melhor que ninguém… pode é haver pessoas que se esforçam mais que outras e atingem resultados melhores…
Há que saber aceitar essas diferenças e há que saber respeitar….
Para quem sabe o que é o espírito académico, e sabe o que é estar em tuna… não transformem os festivais em arenas de combate…
A Damastuna não tem como lema fazer agradar gregos e troianos, mas sim saber transmitir na sua plenitude o espírito académico e a alegria de estar em palco e fora dele…
Se em cada demonstração de contentamento por termos conseguido reconhecimento através de prémios... faz de nós pouco humildes e com falta de modéstia, entao todo o mundo seria arrogante e pouco modesto na medida em que se atreve a congratular-se por lhe ter sido dado o devido valor…Daniela Dinis

29/3/07 5:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MUITA LETRA!!!

29/3/07 11:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Anónima... miuda...camarada...palhaça, pá

Qui passa? Tens algum problema, é? Tempo a mais de certeza!

Eu como Dama Fundadora e pessoa ocupada, devo-te comunicar q para comentadora és muita chatinha.

Como todos sabem eu não tenho paciência para estas coisas... ainda por cima porque deves ser de Leiria.

Então, vamos fazer assim...

Se tiveres algum problema a sério, poupa-me estas leituras todas e: 1º identifica-te
2º diz qual é o teu verdadeiro trauma para com a Damastuna, ou em caso extremo contra a humanidade
3º arranja um blog para ti para pessoas modestas e maçadoras), deste modo deixas de escrevinhar todos os dias o dos outros

Menina... relax e vai pregar para outra freguesia, porque nesta (falo por mim) o pessoal já tá fartinho de ti

Mas se quiseres voltar a tentar amizade por estas bandas... eu própria arranjo um bloguito para os teus comentários... mas nota és a única interveniente

Por isso ou te orientas e tentas ser melhor noutro festival!

Muida, embora não mereças toma lá umas Saudações Académicas (q eu não guardo rancor) e ensaia mais para evitar situações destas no futuro...

Catarina Sequeira

30/3/07 12:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aqui a Dama Fundadora da mui nobre Tuna Damastuna "Cultus Regius" subscreve o que foi dito pela minha querida companheira Catarina Sequeira!

30/3/07 8:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelsa Dama Fundadora,
Mui Nobre e Distintíssima "Miguinha":
A falta que tu fazes é realmente proporcional à alegria que me deu ler teu comentário, ou seja, imensa!
Palavras para quê?
Volta, nem que seja de vez em quando, para vires ensinar a esta gente o que é o espírito académico e o que são Tunas.
Beijos grandes
Janinha

30/3/07 10:49 da manhã  
Blogger Carla Lopes said...

Adorei o comentário em que a nossa já "grande amiga" Anónima diz, em resposta ao comentário eloquente da nossa querida Dani: "MUITA LETRA"
Desistam amores... são demasiadas palavras e frases demasiado elaboradas para quem tem este pequeno nível de compreensão linguística!

Beijos
Carla Lopes
Dama Fundadora

30/3/07 11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É disto é que eu gosto, agitação :) uma participação activa da Tuna...

30/3/07 12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Anónima!!!
Sinto, efectivamente, muita pena que não tenha coragem de se identificar. Se for Tuno, então, ainda tenho maior piedade de si, pois em tantos anos de tuna nunca senti qualquer embaraço em afirmar essa minha condição pois é facto fundamental para me sentir maior enquanto ser humano. A sua posição de anonimato só me faz concluir que a sua vida não será, concerteza tão feliz quanto a das Damas, Donzelas, Aias e Debutantes, pois estas, ao contrário dos adjectivos que a cara anónima usa, não primam nem pela arrogância, mas também não pela humildade, elas primam efectivamente pela vaidade de juntas serem esta Damastuna que tanta inveja lhe tem provocado.

Ao longo dos anos, e é um facto, temos ganho muitos prémios.
Mas os que ganharam outras tunas que com a Damastuna partilharam os palcos desse país nunca foram chorados por nós.
A Damastuna ganha sempre o melhor prémio, o prémio que mais anseia. Seja ele a ser ganho num palco qualquer, numa rua, em nossas casas, nos ensaios ou numa mesa de café, que consiste no prémio de estarmos juntas, de partilharmos experiências e fundamentalmente de sermos nós, juntas, a fonte desta energia, que nos faz ser a todas, todos os dias um pouco mais felizes.
Para que termine com esta infantilidade deixo-lhe um conselho de alguém mais sábio que a carissíma e que eu mesma:

"Quando as pessoas falam dos outros são quase sempre enfadonhas. Quando falam de si mesmas, quase sempre interessantes. Se fosse possível calá-las com a mesma facilidade com que fechamos um livro que nos cansou, seriam realmente perfeitas."
Oscar Wilde


A todas as minhas companheiras, a esta minha grande família:

Obrigada por me fazerem todos os dias um pouco mais feliz e por todos os dias em que não estou me congratular por sentir esta saudade tão grande que tenho de todas vós.

Dama Fundadora

30/3/07 12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caras Afilhadas,

Parabéns por mais este prémio, que enche de orgulho todos aqueles que verdadeiramente gostam de vocês.
Lamento que algumas pessoas, menos habituadas a ganhar e perder festivais, descarreguem sobre a Tuna Vencedora as suas frustrações pessoais.
Só gostaria de ajudar a esclarecer, algumas dúvidas que pairam por essas cabeças menos iluminadas, relativamente à estranheza que se instala quando uma Tuna ganha os prémios todos e depois não ganha o prémio de melhor Tuna.
Os prémios melhor-pandeireta, melhor bandeira, solista...etc, são prémios individuais, que visam premiar pormenores especificos da actuação de uma Tuna. É claro que o facto de ter uma boa prestação nestes itens ajuda a conquista do título de Melhor Tuna mas não chega. Para ser Melhor Tuna em palco, existem outros parâmetros importantes, arranjos de vozes, arranjos instrumentais, postura, apresentação da Tuna e das músicas, empatia com o público...etc.
Por tudo isto não percebo qual é a admiração por uma Tuna ter ganho os prémios individuais e não ganhar o prémio de Melhor Tuna.
Para terminar fico triste por ainda existirem pessoas que sofrem pelos prémios, esquecendo que o prémio mais importante para as verdadeiras Tunas não é o que se alcança nos 20 minutos de Palco mas sim aquele que se conquista durante todo o tempo em que participa num festival, que é o gosto de estar com a nossa Tuna e fazer novos amigos.
Gostaria que as Tunas se preocupassem menos em serem boas, só em cima de Palco, mas que transmitissem toda a sua alegria também fora de palco. Por isto é que eu me orgulho das nossas afilhadas e da minha Camoniana porque sempre fomos Tunos a tempo inteiro.
Mais uma vez, Parabéns pelo prémio e pelo bom trabalho.

Bjs
Chicco

30/3/07 12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais uma coisa...

querida carlita...aquilo que tu pretendias e tão bem, que fosse o terminar de mexericos...só lançou esta verdadeiro terramoto...ehehehehehehehehehe.

Para rematar apenas porque me apetece

AMO, AMO, AMO ESTA TUNA
AMO, AMO, AMO ESTA TUNA

E QUEM NÃO GOSTAR QUE FALE AGORA OU QUE SE CALE PARA SEMPRE

30/3/07 12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Marta Nunes,
Em meu nome pessoal, desde já lhe agradeço o facto de ter respondido a esta questão.
Lamento, apenas, que uma vez ter admitido ter acompanhado esta "odisseia" não se tivesse pronunciado antes.
Folgo em saber que tal como a Damastuna, a Noctuna não padece do mal de chorar os prémios ganho por outras tunas.

Resta-nos então às duas tunas esperar que esta imbecilidade que dá pelo nome de anónimo se cale de vez...deixando de nos importunar ao que parece com uma questão que não lhe dirá, directamente, respeito.

Saudações Académicas

30/3/07 2:34 da tarde  
Blogger Carla Lopes said...

Eu subscrevo inteiramente as palavras da Dama Bé! Tanto a Noctuna, como a Damastuna estão "ao barulho" por alguém que não merece tanto esforço. Mas valeu a pena, pelas palavras de amor e dedicação que aqui foram proferidas pelos Tunos.
Obrigada à minha Tuna,
Obrigada Padrinho Chicco,
Obrigada Marta da Noctuna!
Todos contibuiram para mostrar, a quem quer que seja essa pessoa que ser um verdadeiro Tuno é ser muito mais e melhor ;)

30/3/07 3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Fica calado e em segurança; o silêncio nunca te trairá."

O’Reilly

Parece-me que o/a amigo/a anónimo andou a ler O'Reilly, mas já começou depois de nos ter proporcionado uma excelente novela e grande entretenimento.
Carissimo/a anonimo/a agradeço-lhe do fundo do coração a animação que me trouxe num final de semana de grande labuta e que me deu boa disposição e uma vontade enorme de me cercar de pessoas pouco humildes, deveras arrogantes num qualquer sítio pretencioso onde só podem ir pessoas importantes como nós.

Minha Tuna...de imensa importancia para mim...lá estaremos...se não for em algum sitio combinado que seja no sítio do costume (o coração de cada uma de nós)
Amo-vos

30/3/07 3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Minha querida Betanete, minha querida e amada Tuna!!!!

- é por isso que somos o que somos!!!E Como me orgulho!!!!
- é por isso que quando estamos juntas é a alegria total!
- é por isso que quando nao estamos juntas, é como se estivessemos!!!!

- e é por isso que Vos Amo a Todas!!!

É TUNA, É TUNA É DAMASTUNA!!!!!

É ESTE SONHO QUE SE AGITA E QUE NINGUEM FARÁ MORRER!!!!

Subscrevo a Bé na parte da novela, então estes ultimos episódios têm sido hilariantes!!!!

Beijo a todas
Paula Kal´`a Boca
Dama Fundadora

30/3/07 4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola,

Sou uma grande fã da Damastuna, desde sempre. Nunca lhes vi qualquer tipo de falta de modéstia ou de humildade e nem arrogância. Muito pelo contrário. Penso que chorar de alegria por receber um prémio e por estar entre amigas demonstra exactamente o contrário.

Não entendo a razão de darem tanta importância a um anónimo/a que a única coisa que demonstra é uma grande dose de inveja. Não merece consideração quem muito critica e não se identifica (muito menos com comentários que não ensinam nada a ninguèm).
E que, como é dito pelo chiccocamoniana, não sabe o que é uma tuna, nem como viver uma tuna. Quem não entende o espírito de uma coisa, não o pode compreender.

Portanto, o meu conselho para a Damastuna é "caguem nisso". Continuem o vosso óptimo trabalho, porque merecem todos os prémios que têm recebido. Para mim são uma das melhores tunas do nosso país.

Boa sorte a todas
Cat

30/3/07 5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas Tardes,

bem antes de mais não sei a situação que levou a todo este "alarido", mas resolvi deixar aqui o meu comentario, para aquela que foi e que é a minha Tuna.
Não percebo porque se pos em causa a humildade, neste caso a falta dela em relação à DamasTuna...pelo que posso falar sempre se apresentaram como pessoas dignas dos prémios que receberam e sempre foram humildes...visto que para mim, Humildade passa tambem pelo respeito a outras Tunas que estivessem em concurso ou não. Respeito! Coisa que muita gente precisa aprender a ter. Humildade! Que tambem é precisa para aceitar "derrotas".

Por tudo o que me deram de bom e me poderam vir a dar ainda, Obrigado!
A todos aqueles a quem falta a tal Humildade...temos pena!

Telma
(pulga)

1/4/07 1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigas:

Sou uma fã assidua do vosso blog pois gosto sp de saber por onde andam a encantar..P falta d tempo n vos visitava a umas semanas e hoje..deparei-m cm estes comentarios tdos!É msmo mto trite e lamentavel que existam pessoas que n entendam,nem tentam,a camaradagem que existe entre as tunas..enfim!tenho pena k o II Olimpo vos tenha dado este tipo de dores de cabeça vindo de pessoas que têm dores de otra coisa=) Voces conquistaram os albicastrenses e têm o nosso carinho!bj pa tdas

5/4/07 10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Fabiana,
em meu nome agradeço-te o comentário e a grande camaradagem nele demonstrada.
Não vale a pena maçarmo-nos mais com esta questão.
Um beijinho muito grande para todas vós.

Be

8/4/07 5:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home